Olá Pessoas!!!
Dando sequencia ao post anterior, que foi sobre csabelos secos, hoje é a vez dos cabelos oleosos....
Os cabelos oleosos são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia com aspecto sujo e grudado na cabeça.
Normalmente, quem tem a pele oleosa também tende à ter os cabelos oleosos. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de pele as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem mais gordura do que o normal.
Alguns hábitos como banhos quentes e o uso incorreto dos produtos (principalmente o condicionador mal enxaguado ou aplicado na raiz), podem piorar essa característica.
Quem tem esse tipo de problema sofre ainda mais no calor. É que a temperatura elevada faz com que as glândulas sebáceas que ficam no couro cabeludo se abram, provocando maior produção de óleo.
Se você tem fios oleosos, deve redobrar os cuidados para evitar que os fios se prejudiquem, como por exemplo o uso do secador, que compromete a aparência das madeixas.
A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos Cabelos Oleosos. Alguns bons shampoos apresentam na fórmula alecrim e melissa, que eliminam o excesso de oleosidade sem ressecar os fios.
Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
Boa parte das pessoas com cabelos oleosos, sobretudo as que adotam comprimento longo, pode enfrentar problemas com pontas espigadas. Para driblá-las, use pequena quantidade de produtos a base de silicone, como o reparador de pontas, mas somente nas pontas, ok!? Os condicionadores sem enxágüe, em doses moderadas, também são recomendados. Já o uso de ceras e pomadas deve ser evitado, pois pode deixar o visual pesado.
Como todos os demais, cabelos oleosos demandam cortes periódicos para se manterem bonitos e livres de pontas duplas.
Passo a passo:
1. Lave o cabelo com xampus à base de substâncias adstringentes e use condicionador somente nas pontas. Evite os produtos 2 em 1.
2. Use condicionador só nas pontas, e enxágüe bem.
3. Caso seu cabelo seja comprido, você pode utilizar produtos à base de silicone para driblar as pontas duplas, mas só um pouquinho e nas pontinhas!
4. Para ajudar a regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente.
5. Evite passar as mãos ou escovar muito o cabelo. Isso pode estimular ainda mais a produção de sebo.
6. Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
7. Não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura os resseca e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
Fontes: Africanart e Terra
Meu Twitter: @nannabarbieri
Oi Giovanna! Não sabia que você ia me reconhecer hahahaha! Sim, o blog é daquela época, só dei uma mudada e continuei, afinal eu tava de férias agora um tempo atrás e me empolguei pra não ficar sem fazer nada, hehehe.
ResponderExcluirPô, cabelo oleoso é um porre! Eu tenho, mas como eu pinto umas 20 x no mês ele fica secão em baixo e oleoso em cima. Ainda assim é uma caca. Nunca achei um shampoo que deixa meu couro cabeludo não ficar sujo em 24 horas depois que eu lavei ;//
Eu não tenho cabelos olesos, mas achei a matéria muito boa.
ResponderExcluirNanna, pelo contrário, quem tem cabelos oleosos deve escovar muito pois a escovação distribui o óleo da raiz pro comprimento dos cabelos. Bjo
ResponderExcluirRespondendo seu comentario no Glitter, menina eu amo d+ delineador, dá todo o tchan do makeup neh?
ResponderExcluirFora o efeito lindo que fica...
Oi Nanna! então não tenho nem oleoso nem seco, o meu está mais p/ normal ou misto. Mas as dicas são sempre válidas ;) Bjinhosss
ResponderExcluirah! tem esmalte da Semana!
Levantei a mão na hora, rs. Adorei as dicas. Sofro muito com minha raiz oleosa e minhas pontas ressecadas.
ResponderExcluirÉ minha primeira vez no seu blog e adorei. Tô te seguindo e te convidando para visitar meu espaço. Bjos
http://makeupanyway.blogspot.com
Ok, acho que o meu é mesmo meio a meio, vou esperar o próx post, que deve ser meio a meio O_o' né?!
ResponderExcluirUHDUHASDUHASD
beijão flor