segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quem tem cabelo oleoso levanta a mão! \o/

Olá Pessoas!!!
Dando sequencia ao post anterior, que foi sobre csabelos secos, hoje é a vez dos cabelos oleosos....

Os cabelos oleosos são gordurosos, pesados, finos e sem volume. Chegam ao final do dia com aspecto sujo e grudado na cabeça.
Normalmente, quem tem a pele oleosa também tende à ter os cabelos oleosos. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de pele as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem mais gordura do que o normal.
Alguns hábitos como banhos quentes e o uso incorreto dos produtos (principalmente o condicionador mal enxaguado ou aplicado na raiz), podem piorar essa característica.
Quem tem esse tipo de problema sofre ainda mais no calor. É que a temperatura elevada faz com que as glândulas sebáceas que ficam no couro cabeludo se abram, provocando maior produção de óleo.


Imagem: Google

Se você tem fios oleosos, deve redobrar os cuidados para evitar que os fios se prejudiquem, como por exemplo o uso do secador, que compromete a aparência das madeixas.
A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos Cabelos Oleosos. Alguns bons shampoos apresentam na fórmula alecrim e melissa, que eliminam o excesso de oleosidade sem ressecar os fios.
Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.


Imagem: HairExperts

Boa parte das pessoas com cabelos oleosos, sobretudo as que adotam comprimento longo, pode enfrentar problemas com pontas espigadas. Para driblá-las, use pequena quantidade de produtos a base de silicone, como o reparador de pontas, mas somente nas pontas, ok!? Os condicionadores sem enxágüe, em doses moderadas, também são recomendados. Já o uso de ceras e pomadas deve ser evitado, pois pode deixar o visual pesado.
Como todos os demais, cabelos oleosos demandam cortes periódicos para se manterem bonitos e livres de pontas duplas.

Passo a passo:
1. Lave o cabelo com xampus à base de substâncias adstringentes e use condicionador somente nas pontas. Evite os produtos 2 em 1.
2. Use condicionador só nas pontas, e enxágüe bem.
3. Caso seu cabelo seja comprido, você pode utilizar produtos à base de silicone para driblar as pontas duplas, mas só um pouquinho e nas pontinhas!
4. Para ajudar a regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente.
5. Evite passar as mãos ou escovar muito o cabelo. Isso pode estimular ainda mais a produção de sebo.
6. Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
7. Não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura os resseca e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.

Fontes: Africanart e Terra

Meu Twitter: @nannabarbieri

7 comentários:

  1. Oi Giovanna! Não sabia que você ia me reconhecer hahahaha! Sim, o blog é daquela época, só dei uma mudada e continuei, afinal eu tava de férias agora um tempo atrás e me empolguei pra não ficar sem fazer nada, hehehe.

    Pô, cabelo oleoso é um porre! Eu tenho, mas como eu pinto umas 20 x no mês ele fica secão em baixo e oleoso em cima. Ainda assim é uma caca. Nunca achei um shampoo que deixa meu couro cabeludo não ficar sujo em 24 horas depois que eu lavei ;//

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho cabelos olesos, mas achei a matéria muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Nanna, pelo contrário, quem tem cabelos oleosos deve escovar muito pois a escovação distribui o óleo da raiz pro comprimento dos cabelos. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Respondendo seu comentario no Glitter, menina eu amo d+ delineador, dá todo o tchan do makeup neh?
    Fora o efeito lindo que fica...

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanna! então não tenho nem oleoso nem seco, o meu está mais p/ normal ou misto. Mas as dicas são sempre válidas ;) Bjinhosss

    ah! tem esmalte da Semana!

    ResponderExcluir
  6. Levantei a mão na hora, rs. Adorei as dicas. Sofro muito com minha raiz oleosa e minhas pontas ressecadas.
    É minha primeira vez no seu blog e adorei. Tô te seguindo e te convidando para visitar meu espaço. Bjos

    http://makeupanyway.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ok, acho que o meu é mesmo meio a meio, vou esperar o próx post, que deve ser meio a meio O_o' né?!
    UHDUHASDUHASD
    beijão flor

    ResponderExcluir

Adoraria que você compartilhasse sua opinião sobre o post!
Um comentário pertinente, sobre o assunto do post e até mesmo uma crítica construtiva...