segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como lavar seus cabelos!


Muita gente com certeza responderá que sim, é óbvio que sei! Mas o que a maioria não sabe é que existe um jeito certo de lavagem. Cada movimento pode ajudar ou até prejudicar o couro cabeludo.


"Com os cabelos já molhados, o xampu deve ser colocado na palma da mão, no tamanho de uma moeda de R$ 1. Espalhe o xampu nas duas mãos antes de colocar nos cabelos, aplicando-o uniformemente. Esfregue delicadamente o couro cabeludo, o meio e as pontas dos fios", ensina o hair stylist Marcos Coraza.


Escolher um bom xampu também é fácil - e não menos importante. Marcos explica que o couro cabeludo tem um pH (fator que indica se a substância é ácida, neutra ou alcalina) de aproximadamente 5,5 (mais ácido que neutro). Por esse motivo, escolher xampus que tenham um pH próximo a esse número é o ideal. E ele ainda dá a dica: "se você faz uso de xampus mais perolados, uma vez por semana substitua-o por um ‘clear’, para retirar melhor os resíduos deixados durante a semana por outros produtos". Lembre ainda que o xampu deve fazer uma espuma densa e espessa, pois são suas micro bolhas que vão fazer com que as partículas de sujeira saiam do cabelo.

Para garantir cabelos com brilho, um truque fácil é lavar sempre com água morna e no último enxágüe usar água fria.



Diferentemente do que muita gente pensa, a segunda lavagem apenas é necessária caso as madeixas estejam muito oleosas ou sujas. Do contrário, apenas uma vez já é suficiente. Se os cabelos forem coloridos, a atenção deve ser maior: a segunda lavagem pode prejudicar os fios. Marcos afirma que se os cabelos já estão sensibilizados por muito química, a repetição não deve ocorrer.

Os condicionadores facilitam o pentear porque selam as cutículas dos fios, diferentemente dos xampus, que as abrem. Marcos ensina que a aplicação deve acontecer do meio às pontas, evitando o couro cabeludo, e o enxágue generoso.

Muita gente tem o hábito de lavar os cabelos diariamente - e nesse caso vale o gosto e a necessidade de cada um. "É impossível impedir às pessoas de lavarem os cabelos todos os dias com o clima do Brasil, principalmente devido ao calor, umidade, suor, poluição", diz o profissional. A indicação dele é que as pessoas lavem diariamente somente se achar mesmo necessário, com xampus leves (pH 5,5). "Uma vez na semana, use um xampu de limpeza profunda ou antirresíduo para retirar os excessos de pigmentos deixados pelos outros xampus e condicionadores. É interessante aplicar uma máscara de tratamento nesse mesmo dia", finaliza o cabeleireiro.



Fonte: Vila Mulher
Fotos: Google

Um comentário:

  1. nossa!eh sempre bom dar essas dicas.ainda tem muita gente que empasta o cabelo de creme rinse!
    adorei o blog
    bjinhux

    ResponderExcluir

Adoraria que você compartilhasse sua opinião sobre o post!
Um comentário pertinente, sobre o assunto do post e até mesmo uma crítica construtiva...